VtM 5ª Edição!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VtM 5ª Edição!

Mensagem por Arcebispo Altobello em Seg Jun 19, 2017 7:03 pm

Boa noite, amigo!

Como alguns de vocês já sabem, a White Wolf liberou semana passada o teste pré-alfa da 5ª Edição! Esse material consiste em um compilado de regras e uma aventura pronta para que a comunidade teste e dê um feedback. Isso mostra uma preocupação (já vista no v20, mas ainda melhorada) de que os jogadores participem e tenham voz ativa no desenvolvimento da 5ª Edição.

A primeira impressão que tive (e confirmada pelos desenvolvedores) é a que as mecânicas simplificadas caminham na tendência de "casualização", como Dungeons & Dragons 5ª Edição, para atingir novos públicos. Ao mesmo tempo, há evolução na história tão consagrada que faz de Vampiro: a Máscara um RPG tão querido. A Camarilla passou a ser ainda mais oculta. Até para os vampiros que começam como Anarquistas (mais por falta de escolha do que por compartilhar da ideologia), e só depois de demonstrar mais respeito pelas tradições é que são convidados para a Camarilla. O Sabá, pelo menos por enquanto, está injogável, mas é provável que lancem um suplemento para ambientar o jogo do Sabá. A humanidade organiza a seu contra-ataque com vários órgãos governamentais se unindo no que ficou conhecida como a Segunda Inquisição. (Vou ficar devendo detalhes, porque ainda não terminei de ler o cenário)

A simplificação do sistema pode ser demonstrada por alguns fatores mecânicos como:

1. A fusão dos 9 Atributos em apenas 3 (Físicos, Sociais e Mentais);
  2. A fixação da dificuldade em 6. Não importa quão difícil é o teste, a dificuldade é sempre 6. O que muda é a quantidade de sucessos necessários para uma ação bem-sucedida. Muda-se a nomenclatura para considerar "dificuldade" a quantidade de dados acima de 6 você precisa alcançar no teste;
  3. O abandono do sistema de Natureza/Comportamento e a adoção de Vícios e Virtudes (Ao que me parece, já existia em Vampiro: o Réquiem). Na criação de personagem, o jogador escolhe um Vício e uma Virtude. Sempre que o personagem ceder a um Vício, ele recupera um ponto de Força de Vontade. Sempre que ele agir de acordo com a sua Virtude, ele recupera todos os pontos de Força de Vontade;
  4. Força de Vontade, aliás, passa a ser medida de 1 a 5 (e não de 1 a 10). Mudança feita para poder combinar Força de Vontade com Atributos para rolagem. Outra novidade é que quando necessário fazer um teste de Força de Vontade, será utilizado o valor atual da reserva de pontos e não o valor máximo;
  5. Talvez a mecânica mais inovadora, a Fome. Antes você não estaria em perigo de ser controlado sua Besta se estivesse bem-alimentado, salvo em condições excepcionais. Agora, (salvo se você drenar todo o sangue de uma vítima humana) você sempre estará com Fome. Sempre. Esse valor é medido de 1 a 5. Sempre que precisar fazer uma rolagem (seja de ataque, de habilidade, o que o for) você substitui o número de dados igual a sua Fome por "dados de Fome". Ex: A vai atacar B. A está com Fome 2. A rola 6 dados (3 de Físicos + 3 de Armas Brancas) na rolagem de ataque. Desses 6 dados, 2 serão substituídos por dados de Fome. Sucessos nos dados de Fome, contarão como sucessos no ataque, mas um 1 fará com que A ouça os Sussurros (basicamente, será atormentado pelas memórias de suas vítimas passadas e etc); dois 1 fará com que A ganhe um Compulsão. Fora isso, quanto maior a Fome, maior a chance de cair em Frenesi;
  6. Não existe mais "Pontos de Sangue", ao invés disso, você pode escolher "Despertar o Sangue". Não existe um limite fixo para quantas vezes você pode fazer isso, mas sempre que o fizer, é necessário anotar na sua ficha. Ao final de cada cena (ou quando completar 5 usos, ou antes de se alimentar), o jogador rola a quantidade de usos de "Despertar o Sangue". A cada falha, a Fome aumenta em 1;
  7. Se nas edições atuais você pode rolar Autocontrole ou gastar um ponto de Força de Vontade para ignorar os efeitos da Besta, agora temos a característica Compostura (Ou Calma, como já vi em traduções não-oficiais). Funciona de forma semelhante a Força de Vontade. É a capacidade que os vampiros desenvolvem de evitar e suprimir a Besta;
  8. Compulsão é como uma "mini-perturbações". Geralmente dura um turno ou, no máximo, uma cena. Há uma lista de Compulsões genéricas, que serve para qualquer vampiro, mas há também Compulsões por clã. Ex: Toreador: Apreciar uma arte e ficar alheio aos acontecimentos ao seu redor; Brujah: Ir completamente contra uma ordem que lhe foi dada; Ventrue: Ordenar compulsivamente; e etc.

Há algumas outras inovações no sistema (Como, por exemplo, Fortitude, Rapidez e Presença têm um efeito específico por nível), mas acho que essas são as mais significantes. Vale dar uma olhada no material novo. Deixarei o link para os interessados.

https://blog.white-wolf.com/2017/06/15/v5-pre-alpha-the-curtain-rises/

No mais, espero que o sistema funcione bem. Minha primeira impressão é que o vampiro, cedo ou tarde, virá a se sabotar por conta da Fome, ensejando uma quebra da Máscara. Não atoa surgiu essa Segunda Inquisição em resposta. O jogo tornou-se muito mais perigoso e o Horror Pessoal voltou a tomar a frente contra os Jogos Políticos, que tinha maior peso na 3ª Edição. Se antes o vampiro era um predador entre o rebanho, uma criatura superior, agora é apenas uma criatura amaldiçoada pela Besta e pela Fome insaciável. Cada uso de Disciplina é crítico. Fiquem atentos às novidades!

Arcebispo Altobello
Administrador
Administrador

Re: VtM 5ª Edição!

Mensagem por Beaumont em Qua Jun 21, 2017 9:07 am

Eu olhei ontem o sistema e fiquei bastante esperançoso. O Sistema está fácil até mesmo para quem nunca jogou storyteller.

A ideia de tornar o jogo mais voltado para o horror me deixou ainda mais empolgado. Ainda vou ler o plot mas certamente já vou experimentar o jogo para ver como ficou.

A ficha ficou incrivelmente mais simples e ágil de fazer. E a FDV menor certamente vai tornar as coisas mais punk !

Muito top essa noticia. Vlw Roi !! Very Happy

Prêmio Narrador-Grão-Mestre = Por tempo de Narrativa Storyteller
Prêmio Pilar de Vegas = Por Coordenação da Cidade. 
Narrando no fórum desde 2005
Beaumont
Administrador
Administrador

Mensagem por Krauzer em Qui Jun 22, 2017 6:46 pm

Pelo que vi, as mudanças vão mudar bastante a mecânica do jogo, é a primeira edição que vejo mudanças tão significativas neste quesito, mas o que estou mais curioso é sobre a lore, existem mais spoilers sobre o atual enredo da nova edição?
Krauzer

Mensagem por Arcebispo Altobello em Qui Jun 22, 2017 9:04 pm

Krauzer, existe algo bem rudimentar ainda sobre a lore da nova edição, mas só esse vislumbre já é uma grande mudança. Eu vou evitar falar, porque vou começar a jogar uma aventura que é exatamente a transição do Vampiro: a Máscara que conhecemos para o novo.

Arcebispo Altobello
Administrador
Administrador

Mensagem por Beaumont em Qua Ago 23, 2017 11:21 pm

Aproveitando as novidades de 5th Edition de Vamps. Foram liberadas algumas novidades sobre os clans como estão organizados atualmente. O video abaixo conta com mais detalhes mas por alto eu curti a principal diferença. Qualidades únicas que permitem linhagens para criação de personagens na criação da ficha. 

Enjoy the fun com essa dupla que eu encontrei no youtube XD

Beaumont
Administrador
Administrador

Mensagem por Dylan Dog em Qui Set 07, 2017 7:15 pm

Eu tenho novidades sobre a 5ª edição!

http://redevampyrica.com/mais-novidades-da-5a-edicao/
Dylan Dog

Mensagem por Beaumont em Sex Set 08, 2017 8:55 am

Se os Ravnos sairem muito player aqui vai se revoltar  Rolling Eyes

Beaumont
Administrador
Administrador

Mensagem por Gam em Sab Set 09, 2017 7:51 pm

Beaumont escreveu:Se os Ravnos sairem muito player aqui vai se revoltar  Rolling Eyes

Mensagem por Beaumont em Sab Set 09, 2017 8:52 pm

Vc criou esse Meme não foi ?  Rolling Eyes

O pior que já foi revelado os "12" clans e suas linhagens que vão estar no V5 . Até True Brujah é aceito mas não falaram nada dos Ravnos isso pq parece que realmente houve uma questão judicial envolvendo processo por parte da comunidade nomade e cigana de ter sido esteriotipados como larápios e etç ... Neutral

Beaumont
Administrador
Administrador

Mensagem por Fuuma Monou em Dom Set 10, 2017 12:18 am

Shocked

Que loucura.... Não tiro o direito, mas acho que se todo "grupo" que possuir um equivalente no RPG for se revoltar, daqui a pouco não haverá mais nenhum para ser jogado. Rolling Eyes

Sigo em frente... vivo numa noite eterna... as trevas me preenchem, me alimentam... sombras estão ao meu redor... elas falam comigo, me entendem... eu as entendo e compartilho de meu ser, minha alma... nós nos completamos e assim viveremos para todo o sempre.
Fuuma Monou

Mensagem por Gam em Seg Set 11, 2017 11:20 pm

Fuuma Monou escreveu:Shocked

Que loucura.... Não tiro o direito, mas acho que se todo "grupo" que possuir um equivalente no RPG for se revoltar, daqui a pouco não haverá mais nenhum para ser jogado. Rolling Eyes

Haha realmente. O jogo é baseado na História real, afinal.
Mas enquanto o resto da humanidade não processa a Whitewolf, tô aqui torcendo pra pelo menos o Quimerismo sobreviver de alguma forma. A disciplina não precisa sofrer junto com o clã

Mensagem por MacDowell em Ter Set 12, 2017 2:40 am

Beaumont escreveu:Vc criou esse Meme não foi ?  Rolling Eyes

O pior que já foi revelado os "12" clans e suas linhagens que vão estar no V5 . Até True Brujah é aceito mas não falaram nada dos Ravnos isso pq parece que realmente houve uma questão judicial envolvendo processo por parte da comunidade nomade e cigana de ter sido esteriotipados como larápios e etç ... Neutral
Puts, nem sabia disso. Mas a real é que eles nem se ligam que os livros são descritos com uma narrativa personagem(quase todos os livros do vtm -se não todos- seguem esse modelo). O personagem estereotipa os ciganos junto com o resto do mundo kkkk, mas outros livros são narrados com algum personagem mais próximo da cultura roma, o caso do livro do clã gangrel 2ed, o ravnos 3ed, o próprio livro dedicado só aos ciganos - Ciganos Mundo das Trevas - que desmentem os esteriotipos e confirmam outros... Bando de pau no cu Eu curto muito a cultura cigana... principalmente o ar "ilegal" dos ciganos ocidentais e, eu não me lembro ao certo o que me fez procurar cada vez mais coisas sobre os ciganos (inclusive assistir aqueles programas de temporada mostrando a vida de roma americanos), mas certeza que os livros do whitewolf me atiçaram a curiosidade
MacDowell

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: