VtM 5ª Edição!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VtM 5ª Edição!

Mensagem por Bispo Altobello em Seg Jun 19, 2017 7:03 pm

Boa noite, amigo!

Como alguns de vocês já sabem, a White Wolf liberou semana passada o teste pré-alfa da 5ª Edição! Esse material consiste em um compilado de regras e uma aventura pronta para que a comunidade teste e dê um feedback. Isso mostra uma preocupação (já vista no v20, mas ainda melhorada) de que os jogadores participem e tenham voz ativa no desenvolvimento da 5ª Edição.

A primeira impressão que tive (e confirmada pelos desenvolvedores) é a que as mecânicas simplificadas caminham na tendência de "casualização", como Dungeons & Dragons 5ª Edição, para atingir novos públicos. Ao mesmo tempo, há evolução na história tão consagrada que faz de Vampiro: a Máscara um RPG tão querido. A Camarilla passou a ser ainda mais oculta. Até para os vampiros que começam como Anarquistas (mais por falta de escolha do que por compartilhar da ideologia), e só depois de demonstrar mais respeito pelas tradições é que são convidados para a Camarilla. O Sabá, pelo menos por enquanto, está injogável, mas é provável que lancem um suplemento para ambientar o jogo do Sabá. A humanidade organiza a seu contra-ataque com vários órgãos governamentais se unindo no que ficou conhecida como a Segunda Inquisição. (Vou ficar devendo detalhes, porque ainda não terminei de ler o cenário)

A simplificação do sistema pode ser demonstrada por alguns fatores mecânicos como:

  1. A fusão dos 9 Atributos em apenas 3 (Físicos, Sociais e Mentais);
  2. A fixação da dificuldade em 6. Não importa quão difícil é o teste, a dificuldade é sempre 6. O que muda é a quantidade de sucessos necessários para uma ação bem-sucedida. Muda-se a nomenclatura para considerar "dificuldade" a quantidade de dados acima de 6 você precisa alcançar no teste;
  3. O abandono do sistema de Natureza/Comportamento e a adoção de Vícios e Virtudes (Ao que me parece, já existia em Vampiro: o Réquiem). Na criação de personagem, o jogador escolhe um Vício e uma Virtude. Sempre que o personagem ceder a um Vício, ele recupera um ponto de Força de Vontade. Sempre que ele agir de acordo com a sua Virtude, ele recupera todos os pontos de Força de Vontade;
  4. Força de Vontade, aliás, passa a ser medida de 1 a 5 (e não de 1 a 10). Mudança feita para poder combinar Força de Vontade com Atributos para rolagem. Outra novidade é que quando necessário fazer um teste de Força de Vontade, será utilizado o valor atual da reserva de pontos e não o valor máximo;
  5. Talvez a mecânica mais inovadora, a Fome. Antes você não estaria em perigo de ser controlado sua Besta se estivesse bem-alimentado, salvo em condições excepcionais. Agora, (salvo se você drenar todo o sangue de uma vítima humana) você sempre estará com Fome. Sempre. Esse valor é medido de 1 a 5. Sempre que precisar fazer uma rolagem (seja de ataque, de habilidade, o que o for) você substitui o número de dados igual a sua Fome por "dados de Fome". Ex: A vai atacar B. A está com Fome 2. A rola 6 dados (3 de Físicos + 3 de Armas Brancas) na rolagem de ataque. Desses 6 dados, 2 serão substituídos por dados de Fome. Sucessos nos dados de Fome, contarão como sucessos no ataque, mas um 1 fará com que A ouça os Sussurros (basicamente, será atormentado pelas memórias de suas vítimas passadas e etc); dois 1 fará com que A ganhe um Compulsão. Fora isso, quanto maior a Fome, maior a chance de cair em Frenesi;
  6. Não existe mais "Pontos de Sangue", ao invés disso, você pode escolher "Despertar o Sangue". Não existe um limite fixo para quantas vezes você pode fazer isso, mas sempre que o fizer, é necessário anotar na sua ficha. Ao final de cada cena (ou quando completar 5 usos, ou antes de se alimentar), o jogador rola a quantidade de usos de "Despertar o Sangue". A cada falha, a Fome aumenta em 1;
  7. Se nas edições atuais você pode rolar Autocontrole ou gastar um ponto de Força de Vontade para ignorar os efeitos da Besta, agora temos a característica Compostura (Ou Calma, como já vi em traduções não-oficiais). Funciona de forma semelhante a Força de Vontade. É a capacidade que os vampiros desenvolvem de evitar e suprimir a Besta;
  8. Compulsão é como uma "mini-perturbações". Geralmente dura um turno ou, no máximo, uma cena. Há uma lista de Compulsões genéricas, que serve para qualquer vampiro, mas há também Compulsões por clã. Ex: Toreador: Apreciar uma arte e ficar alheio aos acontecimentos ao seu redor; Brujah: Ir completamente contra uma ordem que lhe foi dada; Ventrue: Ordenar compulsivamente; e etc.


Há algumas outras inovações no sistema (Como, por exemplo, Fortitude, Rapidez e Presença têm um efeito específico por nível), mas acho que essas são as mais significantes. Vale dar uma olhada no material novo. Deixarei o link para os interessados.


https://blog.white-wolf.com/2017/06/15/v5-pre-alpha-the-curtain-rises/


No mais, espero que o sistema funcione bem. Minha primeira impressão é que o vampiro, cedo ou tarde, virá a se sabotar por conta da Fome, ensejando uma quebra da Máscara. Não atoa surgiu essa Segunda Inquisição em resposta. O jogo tornou-se muito mais perigoso e o Horror Pessoal voltou a tomar a frente contra os Jogos Políticos, que tinha maior peso na 3ª Edição. Se antes o vampiro era um predador entre o rebanho, uma criatura superior, agora é apenas uma criatura amaldiçoada pela Besta e pela Fome insaciável. Cada uso de Disciplina é crítico. Fiquem atentos às novidades!

_________________
"Subirei aos céus, erguerei meu trono acima das estrelas de Deus
E lá, mais alto que as nuvens, serei como o Altíssimo." 
avatar
Bispo Altobello
Administrador
Administrador

Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 23
Localização : Brasília - DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VtM 5ª Edição!

Mensagem por Beaumont em Qua Jun 21, 2017 9:07 am

Eu olhei ontem o sistema e fiquei bastante esperançoso. O Sistema está fácil até mesmo para quem nunca jogou storyteller.

A ideia de tornar o jogo mais voltado para o horror me deixou ainda mais empolgado. Ainda vou ler o plot mas certamente já vou experimentar o jogo para ver como ficou.

A ficha ficou incrivelmente mais simples e ágil de fazer. E a FDV menor certamente vai tornar as coisas mais punk !

Muito top essa noticia. Vlw Roi !! Very Happy


_________________
  
Agradecimento a todos os players que gostam da minha narrativa  cheers clown cheers
Melhor Cronica Oficial  = 2008/2009/2010  - A Mascara de Vênus - Herança do Mal
Prêmio Narrador-Grão-Mestre = Por tempo de Narrativa Storyteller
Prêmio Pilar de Vegas = Por Coordenação da Cidade. 
Narrando no fórum desde 2005
avatar
Beaumont
Administrador
Administrador

Data de inscrição : 06/03/2010
Idade : 28
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VtM 5ª Edição!

Mensagem por Krauzer em Qui Jun 22, 2017 6:46 pm

Pelo que vi, as mudanças vão mudar bastante a mecânica do jogo, é a primeira edição que vejo mudanças tão significativas neste quesito, mas o que estou mais curioso é sobre a lore, existem mais spoilers sobre o atual enredo da nova edição?
avatar
Krauzer
Nosferatu
Nosferatu

Data de inscrição : 29/10/2013
Idade : 46

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VtM 5ª Edição!

Mensagem por Bispo Altobello em Qui Jun 22, 2017 9:04 pm

Krauzer, existe algo bem rudimentar ainda sobre a lore da nova edição, mas só esse vislumbre já é uma grande mudança. Eu vou evitar falar, porque vou começar a jogar uma aventura que é exatamente a transição do Vampiro: a Máscara que conhecemos para o novo.

_________________
"Subirei aos céus, erguerei meu trono acima das estrelas de Deus
E lá, mais alto que as nuvens, serei como o Altíssimo." 
avatar
Bispo Altobello
Administrador
Administrador

Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 23
Localização : Brasília - DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VtM 5ª Edição!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum