Por que isso acontece?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Por que isso acontece?

Mensagem por Undead Freak em Seg Jun 13, 2016 12:44 am

Hoje eu (finalmente) assisti o filme O Regresso, que (finalmente) deu o Óscar ao Leonardo Dicaprio. Eu prestei bastante atenção no enredo e na ambientação, e pensei "Um grupo de caçadores de pele do Século XIX entrando em conflito com os nativos norte-americanos. Cara... essa base pode desencadear algo foda para uma crônica/aventura!". E lá fui eu, cheio de ímpeto, euforia e entusiasmo pensar em algo, começar a esquematizar, escrever, construir, desenvolver, etc. Três segundos depois, eu pensei "Para que eu vou fazer isso? Ninguém vai dar a mínima", e então desisti.

A razão desse pensamento é: Vampiro A Máscara é um jogo sim muito bom e fascinante, mas ele é tão incrível assim a ponto de fazer os jogadores de RPG não quererem jogar mais nada além dele? Sabe, tem uma piada que diz que existem amantes de metal e amantes de iron maiden. Parece que isso aplica ao jogo também; há amantes de rpg e amantes de Vampiro A Máscara.

Eu pesquisei, por curiosidade, fóruns de outros jogos e sistemas, como o Daemon, o Coda, D20, etc. Não achei nada, ou quando achei, era um fórum sem atividade a anos. Eu gosto muito de Vampiro, mas também gosto de jogar outras coisas. Jogar uma coisa só acaba ficando chato. É algo desesperador ficar na mesmice. Aliás, falando em mesmice, não preciso mudar de sistema ou mesmo de jogo para perceber que muitas pessoas ficam estagnadas no mesmo e adoram isso. Eu lembro que uma vez bolei uma crônica que se passava no Principado de Mônaco, apenas para cortar esse clichê de Estados Unidos o tempo todo. O resultado? Ninguém se interessou. Parece que ninguém quer saber de um jogo quando ele sai do padrão Estados Unidos/Século XXI.

Por que isso acontece? Alguém pode me dizer?

Re: Por que isso acontece?

Mensagem por Beaumont em Seg Jun 13, 2016 6:11 am

Opa e aeh Freak, na verdade eu ñ posso te dar uma certeza apenas supor que o que acontece é que Vampiros ( De todos os outros suplementos WOD) é o mais completo e mais divulgado e por isso acaba sendo o mais jogado por todos. 

Particularmente eu curto outros sistemas. 

- Might Blade (Quando quero jogar fantasia medieval de forma simples e rápida)
- 3d&t (Quando quero jogar/narrar animes ou outros jogos sem muito realismo)
- Street Fighter (Quando quero esfriar a cabeça com a pancadaria) 
- Gurps ( Para jogos de Survirval)
- Reino de Ferro (Quando o jogo envolve magia em cenário velho oeste)
- Marvel Heroic Role Play (Pra narrar jogos de super Herois) 

Mas quando eu quero narrar ou jogar algo mais consistente certamente sigo para o WOD (Não ao NWOD por que apesar das regras serem mais dinâmicas o cenário não me agradou) Segue os suplementos Vampiro, Lobsomen , Mago e Demonio. 

Os outros são meio incompletos então quando narro Aparição ou Fadas eu sempre uso recursos de outros suplementos apesar de ambos os livros terem uma história muito boa. 

Mummia é meio méh x_X

Prêmio Narrador-Grão-Mestre = Por tempo de Narrativa Storyteller
Prêmio Pilar de Vegas = Por Coordenação da Cidade. 
Narrando no fórum desde 2005
Beaumont

Mensagem por Outis em Seg Jun 13, 2016 10:59 pm

Creio que o motivo disso é que muitos gostam de jogar no ambiente/tempo que conhecem. Obviamente 90% do pessoal daqui sequer colocou os pés nos estados unidos, mas tenho certeza que todos nós sabemos muito mais dos Estados Unidos do que de Mônaco por exemplo.

Só pode ser os nóia!
Outis

Mensagem por Undead Freak em Ter Jun 14, 2016 1:10 am

É foda... Não vejo problema em explorar, por exemplo, uma Berlim caótica ou um mistério macabro acontecendo em Budapeste, mas pelo jeito não é todo mundo que acha divertido explorar algo desconhecido ou algo que não se tem afinidade.

Quanto aos sistemas, eu gosto muito de Daemon e Gurps. Gosto da liberdade que esses sistemas oferecem por se adaptarem a praticamente qualquer coisa. Afinal, apesar de gostar muito, confesso que fica chato o esforço a se fazer para fugir dos clichês de sempre como Camarilla vs Sabá, que nem sempre conseguimos evitar totalmente. Esse tipo de grilhão do universo do jogo desanima às vezes.

No gurps eu lembro que tava louco para jogar algo ambientado na Alemanha nazista ou um jogo sobre a máfia italiana, mas infelizmente são ideias que, por falta de interesse, já nascem mortas.

Mensagem por Fuuma Monou em Ter Jun 14, 2016 11:15 pm

Cara, não tenho como falar de outras pessoas, mas hoje só jogo vampiro (e tento arrumar com quem jogar mago). Conheci esse RPG no ensino médio e só fui apresentado a outros quando entrei na universidade, mas não gostei de nenhum deles. Para ser um elfo que vive na "idade média" e conversa com anões para enfrentar dragões eu preferia comprar uma ficha para jogar algo semelhante a Caverna do Dragão (não lembro o nome do jogo) no fliperama Very Happy.

Minha paixão é Mago, melhor "mundo" dentre os mundos dos RPGs (e depois vem Demônio). Mesmo aqui no fórum, todas as crônicas que narrei tem pelo menos um mago para bagunçar o mundo dos vampiros. Como poucas pessoas tem a oportunidade de conhecer essa maravilha ( Cool ), estou pensando em colocar um crônica só de Mago como crônica livre aqui. E, talvez por não ter encontrado um narrador que explorasse outro lado de Lobisomem que não o porradeiro que mata vampiros, nunca consegui gostar de Lobisomem.... (isso pensando só nos principais da WW).

Acho que VtM atrai tanto por tratar-se de algo bastante real. Independente das motivações do vampiro criado, sempre há um humano com os mesmos desejos e aspirações. O vampiro é uma forma de representar o mal humano como um monstro, mas olhando para fora da janela é possível que a primeira pessoa que se observe tenha feito coisas piores que um Bispo para obter poder (ele só não bebeu sangue de ninguém - acredito...).

Agora sobre a ambientação, posso dizer que se o Beau resolver no próximo post me jogar no meio da Guiana não tenho problemas com isso. O "local" é o de menos, na minha humilde opinião. Eu mesmo não narro nos EUA, meu conhecimento do história /geografia de lá é muito pequeno para montar uma estória nesse lugar (além de não gostar mesmo). Meu conhecimento é maior em relação ao Reino Unido/Irlanda, então a maior parte de minhas crônicas acontece lá.

Acho que tudo depende do público que você quer atrair.

Sigo em frente... vivo numa noite eterna... as trevas me preenchem, me alimentam... sombras estão ao meu redor... elas falam comigo, me entendem... eu as entendo e compartilho de meu ser, minha alma... nós nos completamos e assim viveremos para todo o sempre.
Fuuma Monou

Mensagem por Undead Freak em Qua Jun 15, 2016 11:49 am

Tudo bem você não gostar de fantasia, como em D&D, Senhor dos Anéis e similares, mas não acho que realismo seja um argumento definitivo para uma preferência quase que exclusiva pelo WoD. Um jogo de Gurps que se passa, por exemplo, em uma Polônia na década de quarenta, controlada pela Alemanha nazista é muito mais realista do que um mundo onde interpretamos vampiros, lobisomens e afins. Eu realmente acho fascinante ver como um jogador interpretando um judeu, por exemplo, faria para não ser descoberto pela Gestapo.

Eu não tenho nada contra os gostos e preferências de ninguém. Eu particularmente gosto bastante de fantasia, principalmente a Terra Média de Tolkien. O que eu enfatizei são os clichês. Uma mudança de sistema ou cenário já é o suficiente para muita gente torcer o nariz para muitas propostas interessantes de crônicas/aventuras. Nem mesmo Vampiro A Idade das Trevas que eu particularmente acho muito mais interessante que A Máscara desperta interesse na maioria.

Sei lá, eu encaro o RPG como um filme. Os atores, que no caso são os jogadores, são como os atores de filmes mesmo. Eles dificilmente interpretarão um único personagem ou tipo de papel. Eu acho interessante vez ou outra sair das mesmice e explorar ideias, possibilidades, conceitos, cenários, sistemas e focos diferentes. O problema é achar alguém que pense o mesmo.

Mensagem por Aluncard em Qui Jun 16, 2016 1:01 am

Boas, a muito não posto algo alem de 3 interrogações (???) aqui no forum devido a falta de tempo mesmo, mais gostei do topico e quero dar minha humilde opinião.

Quanto a questão do RPG eu gosto muito do tema de vampiro e acho que outras pessoas tbm gostam devido a ser algo misterioso, na qual não se sabe se realmente existe. Não sou um fanatico dizendo que os mesmo existam, mais se vcs acreditam em ceu, Deus e anjos então pq não acreditar em inferno, demonios e vampiros?

Gosto bastante do D&D apesar de nunca ter jogado, mais li os 4 livros que julgo basico do sistema: Livro do jogador 1 e 2, livro de monstros e livro do mestre. Achei bastante completo e adoraria jogador, o unico defeito que vejo é que ele praticamente força a interação de um grupo onde seu personagem sempre depende de outro.

Vampiro já mostra um estilo de jogo mais individualistam onde vc não "depende" das ações de outros jogadores para sobreviver.

RPG de Lobisomem não me fascina muito, mais acho o uso de lobisomen nas cronicas de vampiros fundamental para não ficar apenas vampiro X vampiro.

O RPG de Mago: A Ascesão ja ouvi falar mais nunca li, mais me parece interessante.

Quanto ao local acredito q vai do gosto de cada um, mais creio que poderia sim sair um pouco do cenario dos EUA, existe varias cidades que poderiam servi de cenario como por exemplo a propria São Paulo. Por que não?

Quanto ao tempo das cronicas poderia ser na Idade Media la entre os seculos XII a XIV,em algum país da Europa ou Ásia, não precisaria levar em conta a idade do vampiro, digamos que quando terminasse a cronica ele tivesse a mesma idade que hoje pra não torna-lo um ancião, afinal, a regra mais importante é o divertimento.

Uma cronica voltada durante a Primeira Guerra ou a Segunda Guerra tbm seria bastante interessante, apesar q nessa teria que repensar a questão do dia e noite.

A muito estou afastado e pretendo voltar, estou a ler novamente todo o livro e se vc quiser criar uma cronica em um tempo um pouco mais no passado ou fora dos EUA, terei o maior prazer em participar Undead Freak.
Aluncard

Mensagem por Askalians em Sex Jun 17, 2016 12:12 am

Se vc tivesse me avisa Undead... eu teria jogado, justamente pq jogar só baseado no USA acaba sendo chato na minha opinião. Podemos explorar bem outros países e outras épocas. Ia ser bem legal.
Qualquer coisa me chama pq eu sou super a favor e ajudo a montar algo tb, afinal estou jogando com o Lord e o Spatz uma livre na Itália e está sendo bem legal...
Askalians

Mensagem por Undead Freak em Sex Jun 17, 2016 3:53 pm

Quanto a questão do RPG eu gosto muito do tema de vampiro e acho que outras pessoas tbm gostam devido a ser algo misterioso, na qual não se sabe se realmente existe. Não sou um fanatico dizendo que os mesmo existam, mais se vcs acreditam em ceu, Deus e anjos então pq não acreditar em inferno, demonios e vampiros?

Eu sou o contrário. Eu acredito em tudo até que me provem o contrário. Depois que você sai da visão convencional das coisas e começa a se interessar pelo oculto, explorar espiritualidades tradicionais/alternativas e começa a enxergar as coisas de outro ângulo, você que muitas coisas "impossíveis" não são tão impossíveis assim. Elas podem não existir de forma literal, como são apresentadas na visão popular, mas é como dizem: toda ficção tem um fundo de verdade.

Gosto bastante do D&D apesar de nunca ter jogado, mais li os 4 livros que julgo basico do sistema: Livro do jogador 1 e 2, livro de monstros e livro do mestre. Achei bastante completo e adoraria jogador, o unico defeito que vejo é que ele praticamente força a interação de um grupo onde seu personagem sempre depende de outro.

Vampiro já mostra um estilo de jogo mais individualistam onde vc não "depende" das ações de outros jogadores para sobreviver.

Bem, eu particularmente não vejo isso como algo negativo, mas se for o caso, nada impede, com um pouco de adaptação, um jogo de d&d ou outro sistema similar ter um foco mais individual. Eu mestrei uma de Senhor dos Anéis e só coloquei os jogadores juntos porque eles preferiram assim, porque senão ia ser cada um no seu canto rs.

RPG de Lobisomem não me fascina muito, mais acho o uso de lobisomen nas cronicas de vampiros fundamental para não ficar apenas vampiro X vampiro.

O RPG de Mago: A Ascesão ja ouvi falar mais nunca li, mais me parece interessante.

Mago a mesma opinião. Lobisomem eu não curtia, ai fui me aprofundar e jogar e acabei amando. É um lance bem pagão e tals, e fica fácil de interpretar para mim, já que gosto de ler bastante sobre paganismo. Foi justamente essa profundidade mística que me fez mudar de opinião.

Quanto ao local acredito q vai do gosto de cada um, mais creio que poderia sim sair um pouco do cenario dos EUA, existe varias cidades que poderiam servi de cenario como por exemplo a propria São Paulo. Por que não?

Quanto ao tempo das cronicas poderia ser na Idade Media la entre os seculos XII a XIV,em algum país da Europa ou Ásia, não precisaria levar em conta a idade do vampiro, digamos que quando terminasse a cronica ele tivesse a mesma idade que hoje pra não torna-lo um ancião, afinal, a regra mais importante é o divertimento.

Uma cronica voltada durante a Primeira Guerra ou a Segunda Guerra tbm seria bastante interessante, apesar q nessa teria que repensar a questão do dia e noite.

Exato. Idade Média, tanto a real quanto a fantasiosa me é interessante. Outras cidades idem. Eu tenho preferência pela Europa, mas nada contra narrar em SP,como você mesmo exemplificou. Eu sei que tem tipos de crônicas que não cairiam bem com Storyteller, mas é como eu falei: a ideia é sair dos clichês e ver outros sistemas. Daemon eu simplesmente achei incrível, pela liberdade de interpretação que ele proporciona.

A muito estou afastado e pretendo voltar, estou a ler novamente todo o livro e se vc quiser criar uma cronica em um tempo um pouco mais no passado ou fora dos EUA, terei o maior prazer em participar Undead Freak.

Em fórum a coisa anda meio restrita a Vampiro/WoD/US. Se não rolar por aqui, pode ser que dê para montar algo em um grupo de whats.

Se vc tivesse me avisa Undead... eu teria jogado, justamente pq jogar só baseado no USA acaba sendo chato na minha opinião. Podemos explorar bem outros países e outras épocas. Ia ser bem legal.

Mas isso foi a trocentos anos atrás. Você nem tinha se cadastrado aqui ainda rs.

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: