Regras de Criação de Personagem

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Regras de Criação de Personagem

Mensagem por Wond em Ter Jan 17, 2012 1:42 pm


Como devem proceder para a criação de ficha?


Bem os passos são simples, vocês já estão familiarizados com o livro vampiro a mascara (se não estiverem ler este livro é importante), é neste livro na pag 100 que se encontra o capitulo de regras para fichas, lembrando que fichas do saba é um tanto quanto diferente, então caso seja da seita do saba, procure em seu livro “Guia do Sabá” e leia as regras para criação.

Irei explicar como devem criar suas fichas.

Para começar, no fórum usamos o modelo a seguir, Modelo de Ficha (Clike aqui)

Ficha camarilla/
Independentes/Anarquistas.

Passo 1: Conceito do Personagem
Escolha o Conceito, o Clã, a Natureza e o Comportamento.

Passo 2: Escolha Atributos
Priorize as três categorias: Físicos, Sociais e Mentais (7/5/3).
Seu personagem tem automaticamente um ponto em cada
Atributo.

Escolha os Atributos Físicos: Força, Destreza e Vigor. Escolha
os Atributos Sociais: Carisma, Manipulação e Aparência.
Escolha os Atributos Mentais: Percepção, Inteligência e Raciocínio.

Passo 3: Escolha Habilidades
Priorize as três categorias: Talentos, Perícias e Conhecimentos
(13/9/5).
Escolha seus Talentos, Perícias e Conhecimentos. Neste
estágio, nenhuma Habilidade pode ter nível maior do que 3.

Passo 4: Escolha Vantagens
Escolha as Disciplinas (3) e Antecedentes (5) e classifique as
Virtudes (7). Seu personagem tem automaticamente um
ponto em cada Virtude.

Passo 5: Toques Finais
Anote a Humanidade (igual a Consciência Autocontrole),
a Força de Vontade (igual a Coragem) e os Pontos de
Sangue.
Gaste os pontos de bônus (15).


Ficha Sabá:
Passo 1: Conceito do Personagem
Escolha o Conceito, o Clã, a Natureza e o Comportamento.

Passo 2: Escolha Atributos
Priorize as três categorias: Físicos, Sociais e Mentais (7/5/3).
Seu personagem tem automaticamente um ponto em cada
Atributo.

Escolha os Atributos Físicos: Força, Destreza e Vigor. Escolha
os Atributos Sociais: Carisma, Manipulação e Aparência.
Escolha os Atributos Mentais: Percepção, Inteligência e Raciocínio.

Passo 3: Escolha Habilidades
Priorize as três categorias: Talentos, Perícias e Conhecimentos
(13/9/5).
Escolha seus Talentos, Perícias e Conhecimentos. Neste
estágio, nenhuma Habilidade pode ter nível maior do que 3.

Passo 4: Escolha Vantagens
Escolha as Disciplinas (4) e Antecedentes (0) e classifique as
Virtudes (5). Seu personagem tem automaticamente um
ponto em cada Virtude.

Passo 5: Toques Finais
Anote a Humanidade (igual a Consciência Autocontrole),
a Força de Vontade (igual a Coragem) e os Pontos de
Sangue.
Gaste os pontos de bônus (15).
PONTOS DE BÓNUS
-//- -//- -//-
Característica
Atributo
Habilidade
Disciplina
Antecedentes
Virtudes
Humanidade
Força de Vontade
Custo
5 pontos de bónus por ponto
2 pontos de bónus por ponto
7 pontos de bónus por ponto
l ponto de bónus por ponto
2 pontos de bónus por ponto
l ponto de bónus por ponto
l ponto de bónus por ponto

USANDO A EXPERIÊNCIA
-//- -//- -//-

Característica
Nova Habilidade
Nova Trilha (Taumaturgia ou Necromancia)
Nova Disciplina
Atributo
Habilidade
Disciplina do Clã
Outras Disciplinas
Trilha Secundária (Taumaturgia ou Necromancia)
Virtude
Humanidade
Força de Vontade
Custo

3
7
10
nível atual X 4
nível atual X 2
nível atual X 5*
nível atual X 7*
nível atual X 4
nível atual X 2
nível atual X 2
nível atual

*
Os Caitiff não possuem Disciplinas baseadas em clã, da mesma forma que não têm um clã. Para eles, o custo de aperfeiçoamento de uma Disciplina é igual ao seu nível atual X 6. Isto é tanto uma maldição quanto uma dádiva por eles serem os Sem Clã.

** O aumento de uma Virtude através de pontos de experiência não aumenta as Caracteristicas que se baseiam na mesma (Humanidade, Força de Vontade).

O prelúdio é com vocês, mas falamos um pouco mais sobre essa parte abaixo nas “regras da casa”.

Na postagem a seguir encontraram as “regras da casa” que também devem ser levadas em consideração na criação de ficha.

Obs. Resguardo a este Link,, no qual me baseei (e pedi autorização para tanto) o mérito por esta postagem. Assinado Malkavian.


“Abaixo seguem as regras para a criação de novos personagens. As regras abaixo não envolvem o reset que contém mais itens a serem levados em conta. Caso seu personagem morra durante o ciclo ou você decida trocá-lo antes do reset as regras abaixo serão aplicadas.”

Regras para Criação de Personagens
Estas regras são de uso do Fórum Vampiros – A Mascara. Sua atuação é visar um melhor controle na criação dos Personagens com a finalidade de evitar abusos de ações durante as Crônicas. É importante ressaltar que a uma grande diferença dinâmica de jogo em Mesa e Fórum.

É possível criar personagens Neófitos e Ancillae. A criação de personagens Ancillae necessita de um custo de pontos de experiência, assim ele será tratado posteriormente. Abaixo seguem as regras gerais para criação de personagens Neófitos.

Experiência

Fichas criadas logo depois do abandono ou morte da ficha anterior começam com a metade (arredondado para cima) da experiência total ganha na ficha anterior. O jogador, no ato de criação da nova ficha deve distribuir os pontos normalmente, para por último gastar a experiência desse banco de dados. Esse gasto deve ser feito no mesmo tópico de criação da nova ficha.

Observação: Caso seu personagem possua 75 ou mais de pontos de experiência e você deseja mudar ou então venha a morrer numa crônica, você é obrigado a criar uma ficha de Ancillae


Complementos


São permitidos apenas complementos de Vampiro: A Máscara da terceira edição, ou seja, livros de clãs que não tenham uma terceira edição não serão aceitos. Em breve uma lista de todos os livros estará disponível.

Trilhas da Sabedoria e Virtudes Alternativas

As trilhas da sabedoria precisam ser ensinadas por vampiros anciões. O prelúdio deve conter uma explicação de como o personagem foi iniciado na trilha. Virtudes alternativas (Convicção e Instinto) começam em 0.

Especializações

Atributos e Habilidades de nível 4 têm direito a uma especialização, e os de nível 5 têm direito a duas especializações.

Habilidades

Na distribuição de pontos da ficha inicial, as habilidades estão restritas ao nível 3. Níveis 4 e 5 podem ser obtidos com pontos de bônus e pontos de experiência.

Habilidades Secundárias


- Habilidades Secundárias: Apenas as habilidades da lista do fórum, cumprindo-se os pré-requisitos estabelecidos para cada uma. O custo para se comprar essas habilidades e upá-las com Pontos Bônus ou experiência será o mesmo de habilidades comuns. Demais habilidades secundárias, exclusivas ou não, devem ser aprendidas on-game. O limite de nível para Habilidades Secundárias numa ficha inicial é 3, independente do uso ou não de pontos de bônus.

Exceções a esta Regra de Limite: Koldun e Moldar a Carne.

Antecedentes


Os seguintes Antecedentes estão restritos ate o Nível 3 (poderão ser aumentados mediante jogo ON-Game):

  • Status,
  • Mentor,
  • Reputação,
  • Influencia,
  • Prestigio de Clã.


Os seguintes Antecedentes só podem ser ganhos ON-Game:

  • Arsenal,
  • Refúgios,
  • Serviçais,
  • Aprendiz,
  • Chamariz,
  • Débitos,
  • Inimigos,
  • Notoriedade,
  • Protegidos,
  • Vigiado.


- Arcanum é permitido apenas aos Samedi e Nosferatu.

- Identidade Alternativa: Todo personagem infiltrado deve ter pelo menos um ponto nesse antecedente.

- Geração: Segundo as novas diretrizes a geração teto (máxima) para personagens iniciantes é a 10ª. O custo para abaixar da décima geração é de 3 PB por ponto até no máximo a 8ª.

- Recursos: O fator recursos deve ser explicado no Prelúdio, Recursos altos se mostra necessário conhecimentos de Finanças ou explicações plausíveis no Prelúdio. O Avaliador de Fichas terá a palavra final neste fator.

- Aliados e Lacaios: Será necessária a criação de uma Ficha Simples destes. Para criar carniçais animais, consultar as páginas 302 – 305 do livro Vampiro: A Máscara e seguir o modelo de ficha lá apresentado.
- Contatos: Deve-se explicar nitidamente a fonte do Contato (EX: um morador de rua que conhece o que acontece nelas). Não será necessário a criação de um ficha.

Aliados

Físicos, Sociais e Mentais (6/4/3)
Talentos, Perícias e Conhecimentos (11/7/4). Nenhuma Habilidade pode ter nível maior do que 3.
Antecedentes (5)
Virtudes (7)

(Os Aliados começam com Atributos e Habilidades 0 / Não possuem Pontos de Bônus)

Lacaios – Carniçais

Físicos, Sociais e Mentais (6/4/3).
Talentos, Perícias e Conhecimentos (11/7/4). Nenhuma Habilidade pode ter nível maior do que 3.
Antecedentes (5)
Disciplinas (Potência 1, + 1 Ponto em uma Disciplina do Clã do Criador - Disciplinas Restritas não são permitidas)
Virtudes (7, ou 5 carniçais do Sabá).

(Os Lacaios começam com Atributos +1 e Habilidades 0 / Não possuem Pontos de Bônus)

Jogadores podem optar por utilizar Níveis mais elevados para Lacaios para um único NPC ao invés de adquirir vários serviçais.

- Um Lacaio de Nível 2: +2 Pontos de Criação (podendo ser usados em Atributos ou Habilidades)
- Um Lacaio de Nível 3: +2 Pontos de Criação (podendo ser usados em Atributos ou Habilidades) Habilidades liberadas ate nível 5
- Um Lacaio de Nível 4: +2 Pontos de Criação (podendo ser usados em Atributos ou Habilidades) Habilidades liberadas ate nível 5 +1 em Disciplinas (Clã de seu Senhor)
- Um Lacaio de Nível 5: +3 Pontos de Criação (podendo ser usados em Atributos ou Habilidades) Habilidades liberadas ate nível 5 +1 em Disciplinas (Clã de seu Senhor)
Qualidades e Defeitos para Aliados e Lacaios

Aliados e Lacaios podem possuir Qualidades e Defeitos seguindo a regra:
Valores de Defeitos comprados possibilitam valores em Qualidades...

Não há um valor limite estipulado, os Avaliadores tem a palavra final sobre a analise de quantidades mediante as justificativas dos Jogadores.
Disciplinas


- São permitidas apenas as disciplinas que constam aqui no fórum. Linhas taumatúrgicas ou de necromancia de outros complementos estão a critério do avaliador.

- Mesmo com a qualidade disciplina adicional, disciplinas restritas estão proibidas para os outros clãs. Podem apenas ser aprendidas on-game, respeitando a regra de que somente Anciões podem ensinar Disciplinas.

- Disciplinas: O teto (Maximo) que uma disciplina pode comportar inicialmente foi estipulado em 3. Os demais níveis (4 e 5) deverão ser adquiridos mediante o gasto de pontos de experiência.

Pontos de Bônus


Vampiros começam com 15 Pontos de Bônus. Defeitos são somados a esse número, totalizando o máximo de 22 pontos. Ou seja, mesmo que você tenha 9 pontos de defeitos, somente 7 serão contabilizados.

Mortais começam com 21 Pontos de Bônus. Defeitos seguem a mesma regra acima, podendo totalizar o máximo de 28 pontos de bônus.

Qualidades e Defeitos


Qualidades e Defeitos dos livros de segunda edição estão proibidos independentes se o clã não tiver um clabook terceira edição.

Poderão apenas ser utilizadas as qualidades e Defeitos descritas no tópico de qualidades e Defeitos.

As seguintes qualidades adotam um sistema diferente aqui no fórum:


- Vontade de Ferro: Para se adquirir esta Qualidade deve-se possuir mínimo de Força de Vontade 7. Tal fator fora tomado pois se vê necessário um alto nível de Vontade para se resistir aos poderes sobrenaturais dos Cainitas.



Vampiros poderão desenvolver Fé unicamente em ON-Game. Mortais por sua vez poderão utilizar Pontos de Bônus e EXP normalmente (referencia Caçadores Caçados).

Prelúdio


O Prelúdio deve abranger uma breve explicação de quem seu personagem foi como mortal, como foi seu contato com o sobrenatural (o abraço), quem ele é nos dias de hoje e sua relação com a sociedade dos vampiros. No prelúdio também devem estar explicadas os elementos da ficha tais quais: algumas habilidades específicas (computador, medicina, direito, política, entre outras), antecedentes, qualidades, defeitos e disciplinas. Evite um prelúdio muito extenso; Isso irá tornar mais lenta a correção de sua ficha.

Acima de tudo...


...O bom-senso deve prevalecer. Coisas como um personagem de natureza sádica e humanidade 7 são um claro exemplo de contradição. Uma dica é tentar adequar a ficha ao prelúdio, e não o contrário. Lembre-se que um personagem único não é necessariamente um personagem forte.

As regras poderão ser mais restritas conforme a avaliação dos avaliadores sendo que é necessário um minimo de 3 contra 1 para que seja definitivamente restrito


Última edição por Wond em Seg Jul 09, 2012 11:38 pm, editado 8 vez(es)
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Re: Regras de Criação de Personagem

Mensagem por Wond em Ter Jan 17, 2012 1:43 pm

Personagens Ancillae


Tópicos que não venham a ser citados aqui permanecem inalterados em relação à neófitos.

Custo para aquisição de um personagem Ancillae: 75 XP

Pontuação


Ficha camarilla/
Independentes/Anarquistas

Atributos: 9/6/4
Habilidades: 16/11/7
Disciplinas: 6
Antecedentes: 8
Virtudes: 7
Pontos Bonus: 15
Idade: 100 à 200


Ficha Sabá:
Atributos: 9/6/4
Habilidades: 16/11/7
Disciplinas: 7
Antecedentes: 3
Virtudes: 5
Pontos Bonus: 15
Idade: 100 à 200





Habilidades



Na distribuição de pontos da ficha inicial, as habilidades estão restritas ao nível 4. Os nível 5 pode ser obtido com pontos de bônus e pontos de experiência.

Antecedentes


- Geração: O personagem pode chegar até a 8ª geração através do custo normal de pontos bônus.

Disciplinas


- Disciplinas: O teto (Maximo) que uma disciplina pode comportar inicialmente foi estipulado em 4. O nível 5 deverá se adquirido mediante pontos de experiência.
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